segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Cantando


Meu Alentejo
Enquanto isto se processa
O sol ferindo, sem pressa
Queima mais a tez bronzeada
O suor rasga a camisa
O homem queimado mais fica
E a vida é feita de brasa
O calor castiga os corpos
Os ceifeiros vão ceifando
Sem parar o seu labor
O seu cantar é dolente
É certo que é boa gente
Tem verdade, e tem mais cor!

Tia Maria

Gente da nossa terra, gente genuína de sentimentos verdadeiros, gente que sabe e quer ensinar,basta querer ouvir.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ponte Vasco da Gama

A ultima ida à capital foi para assistir a um concerto no Pavilhão Atlântico, mas como chegámos um pouco cedo consegui convencer a minha mulher para eu tirar umas fotos neste magnifico local, esta zona da cidade mostra o Portugal que não temos, mas gostaríamos de ter.
O investimento que é feito em Lisboa e arredores é desigual em relação ao resto do pais, desta forma como é que invertemos a desertificação do interior.

domingo, 22 de novembro de 2009

Sementeira


Mais um ciclo, mais um inverno que aí chega, mas a chuva nem vela, está complicado para os animais, para os cultivos e para o abastecimento de água, mas parece que ninguém se preocupa, porque quase toda gente deseja o dito bom tempo, como se pudéssemos ter um ano inteiro verão para se poderem bronzear, enfim o tempo irá mais uma vez provar que vamos pagar caro a falta de água.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Fardo de palha


Estes bem diferentes dos que carreguei na minha adolescencia, eram rectangulares e mais pequenos, ganhava-se bom dinheiro, assim que acabava a escola fazia-se uma semana na palha e as férias em Monte Gordo eram garantidas, tempos duros, agora é tudo mais fácil. "Será que é melhor?"

Moinho sem pás!


O vento que leva as nuvens para outras paragens já não faz mover as pás do moinho, temos muitos na nossa região, grande parte abandonados, degradados e alguns a servir de galinheiro, penso que é triste este fim o dos moinhos, tiveram uma grande utilidade nos tempos já passados, mereciam um aproveitamento turístico e educativo. É assim que os responsáveis por o nosso património tratam o nosso passado, cabe-nos a todos denunciar estas situações.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cantador


Gosto do cante, foi-me incutido por os mais velhos, à porta da taberna ouvia o meu pai a cantar, até que um dia ele me chamou, pegou em mim e pôs-me em cima do balcão com cheiro a vinho, senti-me estranho com todos aqueles homens de voz grossa a olharem para mim, mas assim que começou a moda de seguida a acompanhei, levantei a voz e sem receio sozinho cantei um verso. Os homens que me olhavam com autoridade depressa deram os parabéns ao meu pai dizendo que quem sai aos seus não degenera.

Terras de barro


Barros de Beja, solo fértil para a produção de cereais, é por esta altura do ano que as terras são charruadas para de seguida semeadas. As cores fortes que nos são oferecidas cativam o olhar, a imensa planície em redor da cidade, faz-me pensar tão grande e belo é o Alentejo.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Duas

Duas eram as árvores que estavam sozinhas, muitos dizem que é solidão, mas nós Alentejanos achamos apenas que é uma uma forma de viver, todos precisamos de momentos a sós para por os pensamentos em dia.

Cantadeiras


Cantadeiras de Castro Verde, cantam o Alentejo que lhes vai na alma, divulgam com as suas vozes toda a cultura de um povo.

Cante no feminino!

Sempre visto pelos homens como um cante menor, o cante no feminino foi ganhando o seu espaço no Alentejo, hoje em dia existindo já muitos grupos consagrados.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Entradas

Fui feirar a Castro Verde e no regresso jantei em Entradas, mas como ainda era cedo resolvi tirar umas fotos na estrada para o Carregueiro, acho que é um dos melhores registo que fiz até hoje, ficou com uma luz e cor fantásticas.

Final de dia


quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O novo Castelo!

Numa visita feita à poucos dias ao nosso exlíbris, fiquei contente com o que vi, finalmente os responsáveis pela autarquia da nossa cidade tiveram uma visão do que significa realmente o castelo para nós. O turismo em Beja deveria ter um tratamento muito diferente do que tem tido até agora, passo a explicar, é uma vergonha que até à poucos dias qualquer turista que se deslocasse à capital do Baixo Alentejo, ao fim de semana deparava-se com o posto de turismo fechado, situação francamente prejudicial para a nossa cidade, com o novo posto a funcionar no castelo e aberto todos os dias certamente ficaremos todos a ganhar.

Continuação.


Passeio nocturno.


terça-feira, 1 de setembro de 2009

Zambujeira do Mar


Lugar de paragem obrigatória, um jantar de feijoada de búzios e arroz de polvo com esta paisagem, foi assim que acabei o dia.

Odeceixe

Um dia no paraíso, um lugar de uma beleza invulgar, e fica em Portugal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A minha princesa!


Silhueta!


Quero brincar Pai!

Com 4 aninhos o meu filho já pensa em brincar com outros meninos na rua, fico contente por o ver crescer,mas ao mesmo tempo tenho pena de ele não poder brincar o que eu brinquei, existem perigos que não existiam há 30 anos, enfim os tempos são outros!

domingo, 16 de agosto de 2009

Está quente!

Quando pesávamos que o calor já não vinha, pois estávamos enganados, aí está ele com todo o seu poder a por tudo em "ala".

Apenas lua!


Apenas lua porque me apetece olhar para ela, apenas lua porque hoje está mais bela, apenas lua!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Alvor


Os Portugueses procuram cada vez mais lugares paradisíacos por esse mundo fora, e isto o que será?

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Acabou assim !

Acabou assim o dia lá para os lados de Ferreira do Alentejo, julgo que não seja necessário dizer mais nada.